Projeto Trilhas

[vc_row css=”.vc_custom_1455779313595{padding-top: 38px !important;padding-bottom: 108px !important;}”][vc_column][vc_empty_space height=”50px”][vc_column_text]O Projeto Trilha, inicialmente, surgiu da necessidade de receber e integrar os alunos vindos do 5¬ļ para o 6¬ļ ano do ensino fundamental, de forma a minimizar o impacto causado pela diversidade de mat√©rias e professores. Com a pr√°tica, percebemos que essa atividade podia alcan√ßar outros objetivos e turmas mais avan√ßadas. O trabalho em equipe, o senso de responsabilidade, o cuidado com o pr√≥prio material, a preocupa√ß√£o com quest√Ķes ecol√≥gicas s√£o alguns dos temas presentes em todas as edi√ß√Ķes desse projeto.

Trata-se de uma¬†atividade interdisciplinar cujo conte√ļdo pode ser adaptado √†s respectivas s√©ries e tamb√©m √†s demandas dos professores e da turma. Pode-se focar mais as quest√Ķes de preserva√ß√£o e impactos ambientais, leitura de b√ļssola e medidas, h√°bitos saud√°veis e observa√ß√Ķes do corpo, a fauna e flora da regi√£o, ou a trilha pode apenas ser l√ļdica, incluindo brincadeiras cooperativas. Os professores nos informam seus objetivos e a trilha pode ser adaptada para atend√™-los. O projeto trilha pode inclusive¬†ser adaptado¬†para adultos e empres√°rios, possibilitando uma rica experi√™ncia para que os funcion√°rios desenvolvam o esp√≠rito de equipe, se relacionem num ambiente desafiador e encantador em atividades l√ļdicas, motivacionais e inovadoras.

Entre as montanhas da Mata Atl√Ęntica, os participantes aprendem, entre outras coisas, a:

Reconhecer algumas das principais esp√©cies pioneiras e seu papel na recupera√ß√£o das matas, perceber a import√Ęncia da mata ciliar, orientar-se no espa√ßo utilizando a b√ļssola, elaborar e interpretar mapas, trabalhar com escalas, perceber a√ß√Ķes humanas agressivas ao meio ambiente, perceber como a a√ß√£o humana modifica a paisagem, observar e Registrar as altera√ß√Ķes fisiol√≥gicas em seu pr√≥prio corpo.

Os objetivos da vivência para crianças são:

  • Cuidar do pr√≥prio material
  • Estabelecer regras para o grupo e respeit√°-las
  • Cuidar do ambiente onde vivem
  • Perceber as consequ√™ncias de suas atitudes no desempenho da equipe
  • Serem cooperativos e saberem oferecer ajuda
  • Perceberem a necessidade de adaptar o pr√≥prio ritmo para acompanhar os outros
  • Orientar-se no espa√ßo utilizando-se dos pontos cardeais, de mapas e b√ļssola.
  • Criar e transformar unidades de medida
  • Interpretar e criar mapas e s√≠mbolos
  • Elaborar s√≠mbolos para identifica√ß√£o do grupo
  • Criar e interpretar √≠cones representativos de elementos da paisagem e compar√°-los com os convencionais
  • Armazenar dados em tabelas e saber interpret√°-los
  • Registrar observa√ß√Ķes de forma clara e avaliar a experi√™ncia
  • Reconhecer diferentes biomas e elementos que os comp√Ķem
  • Observar a a√ß√£o humana e suas consequ√™ncias na transforma√ß√£o da paisagem
  • Observar, registrar e interpretar varia√ß√Ķes fisiol√≥gicas decorrentes do exerc√≠cio f√≠sico: temperatura corporal utilizando o term√īmetro, batimento card√≠aco, dilata√ß√£o muscular…

Os objetivos voltados para equipes que trabalham juntas incluem também:

  • Gerar um espa√ßo de conviv√™ncia fora do local de trabalho onde as atividades realizadas possam expor as diferentes qualidades individuais e grupais, provenientes do conhecimento das pr√≥prias habilidades e dificuldades com o prop√≥sito de maximiz√°-las e/ou super√°-las atrav√©s do trabalho em equipe.
  • Por meio de atividades realizadas sobretudo em ambiente natural, despertar o esp√≠rito de competi√ß√£o e coopera√ß√£o, motivando a reflex√£o sobre elas.
  • Que os valores √©ticos e morais experimentados ajudem a compor de forma salutar os valores pessoais do participante, otimizando o papel de cada um na din√Ęmica de suas rela√ß√Ķes, seja na fam√≠lia ou com os colegas de trabalho.

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Descrição da experiência:

O Projeto Trilha pode ser adaptado ao n√ļmero de pessoas e disponibilidade de tempo. Propomos a experi√™ncia completa durante um fim de semana ou dois dias durante a semana, com alojamento na hospedaria do Instituto Pandavas em Monteiro Lobato, SP.

Adequamos as dificuldades da trilha de acordo com o grupo, com dist√Ęncias variando de 3 km a 10 km; h√° trechos com subida de cachoeira, descidas √≠ngremes, mirante, bosque de caet√©s, riachos etc.

Durante os dois dias, s√£o realizadas atividades como:

  • Trilha cega: com os olhos vendados, os participantes caminham pela trilha com a ajuda de uma corda amarrada que marca o caminho, enfrentando desafios como a supera√ß√£o de medos, incerteza e desconfian√ßa, e incentivando a auto percep√ß√£o no espa√ßo.
  • Trilha ecol√≥gica: caminhando por trilhas diferentes, questionamo-nos sobre o nosso relacionamento com a natureza, o impacto que criamos e as consequ√™ncias que cada passo que damos tem sobre o ambiente em que habitamos, inclusive na cidade e no local de trabalho.
  • Trilha contemplativa: a observa√ß√£o silenciosa, ouvindo os sons do ambiente e compreendendo o lugar onde est√£o, desperta a sensibilidade dos participantes, levando-os a experimentar os benef√≠cios de acalmar a mente, sentir sua presen√ßa e a de outros e conectar-se em um n√≠vel mais profundo com eles mesmos e o que os rodeia. Isso ajuda a se livrar de pensamentos desnecess√°rios que dificultam a produtividade e a organiza√ß√£o mental.
  • Tirolesa: Subir no alto e saltar na tirolesa para chegar ao outro lado far√° com que os participantes enxerguem seus pr√≥prios medos e superem seus limites. A avalia√ß√£o dos riscos, diferenciando aqueles que prov√™m de seus medos e aqueles que s√£o reais, al√©m de considerar as probabilidades reais de perigo e os benef√≠cios que podem ser obtidos ao faz√™-lo, √© uma maneira de aprender a marcar um caminho de pensamento para a hora de tomar decis√Ķes na sua vida e no seu trabalho.
  • 3Rs: Oficinas de Redu√ß√£o, Reaproveitamento e Reciclagem: atrav√©s de oficinas variadas, como fazer foguetes com garrafas PET ou fazer papel reciclado, criamos um espa√ßo l√ļdico no qual as pessoas se envolvem f√≠sica e mentalmente em a√ß√Ķes com resultados imediatos e espec√≠ficos. Al√©m de ter que faz√™-lo em grupos, pondo em pr√°tica as reflex√Ķes das atividades anteriores, as pessoas aprendem algumas iniciativas que apoiam o cuidado do meio ambiente e se envolvem diretamente com elas vendo os resultados.

Quem somos

O Centro Pedag√≥gico Casa dos Pandavas √© uma Escola de Ensino Fundamental, localizada na zona rural. Atende atualmente uma m√©dia de 60 crian√ßas e jovens da cidade de Monteiro Lobato (SP). √Č parte do Instituto Pandavas, organiza√ß√£o da sociedade civil, sem fins lucrativos. As a√ß√Ķes educativas da Casa dos Pandavas fundamentam-se nos princ√≠pios de conviv√™ncia humana dos diferentes grupos sociais e em sua atua√ß√£o solid√°ria e integrada √† comunidade local. Al√©m da preocupa√ß√£o com o desenvolvimento lingu√≠stico e l√≥gico, temos como meta promover o autoconhecimento e o conhecimento do outro; a aceita√ß√£o das diferen√ßas; a coopera√ß√£o e o di√°logo como mediador dos conflitos inerentes √† condi√ß√£o de desenvolvimento humano e social.

O trabalho desenvolvido pelo Instituto Pandavas foi reconhecido em 2010 pela UNESCO, que concedeu o t√≠tulo de Reserva da Biosfera da Mata Atl√Ęntica. Trata-se de um conjunto de por√ß√Ķes de ecossistemas terrestres, demarcados por crit√©rios reconhecidos internacionalmente sobre uma √°rea de interesse para o bem do planeta e das novas gera√ß√Ķes.

Entre os objetivos dessa nomea√ß√£o est√° o de permitir a conserva√ß√£o da biodiversidade e dos demais atributos naturais da Mata Atl√Ęntica, incluindo a paisagem e os recursos h√≠dricos, al√©m da valoriza√ß√£o da diversidade e o desenvolvimento de programas e projetos ambientais visando o futuro sustent√°vel do planeta.

Entre e contato e agende uma visita para seu grupo de alunos, de trabalho ou at√© mesmo um grupo de amigos.[/vc_column_text][vc_empty_space height=”50px”][/vc_column][/vc_row]