Pedagogia

Sempre com o olhar voltado para a pessoa do aluno, nossa metodologia tem sido por nós apelidada de “Pedagogia Orgânica”, pelo fato de ir-se adaptando às necessidades e apelos do momento histórico-cultural-ambiental-social em que nos encontramos. O estudo das teorias mais tradicionais até pesquisas mais recentes, aliadas à experiência de quase quarenta anos, nos permite grande liberdade e segurança para transitar em várias delas, buscando o que mais se adapta às necessidades do momento e o que se mostra significativo para os estudantes. Teoria, prática e reflexão: eis nossa receita. Utilizamos textos e vídeos para fundamentação e apoio dos temas estudados: Leonardo Boff, Rudolf Steiner, Mahatma Gandhi, Dalai Lama, Frei Beto, Martin Luther King, Krishnamurti, Tagore, José Pacheco, Edgar Morin, Paulo Freire, Emília Ferreiro, Delia Lerner e Telma Weisz, entre outros, além de textos de Ética e Valores.

E para nos auxiliar nesse trabalho contamos com um espaço físico privilegiado, com uma área de 12,1 hectares, cortada ao meio por um riacho, 2/3 são ocupados por exuberante mata nativa recuperada ao longo destes 40 anos de atividades. Nesse espaço verde, as crianças têm acesso a vários espaços de aprendizagem, tais como:

  • Piscina Natural
  • Laboratório de ciências e de informática
  • Museu de História Natural
  • Oficina de Marcenaria
  • Oficina de Reciclagem
  • Sala de Música
  • Sala de Artes
  • Biblioteca Infantil Infanto-juvenil e de Adultos – com aproximadamente 5.000 volumes.

ASSEMBLEIAS

Educar NA democracia e não PARA a democracia”.

Esta recomendação do mestre José Pacheco é praticada por nós desde o ano 2000 com todos os alunos. Todas as decisões que afetam o coletivo são tomadas na Assembleia semanal, coordenada pelos adolescentes. Assim aprendemos a ponderar, respeitar opiniões, ceder em função do grupo, exercitar a fala coerente e a escuta atenta. Ouvir para compreender, falar para ser compreendido.

EDUCAÇÃO PARA PENSAR, SENTIR E AGIR

Todas as turmas têm um “oásis” semanal para conversar a respeito de assuntos pouco comuns em outras escolas. Referem-se a temas da própria vida do adolescente, que são tratados de forma aberta e respeitosa, buscando o autoconhecimento e a compreensão do outro. Entre eles podemos citar drogas, sexo, religião, morte, medo, fases da vida, vocação, família, complexos e tudo que possa estar incomodando ou instigando nosso jovem. Estes assuntos são dinamizados pela experiência da nossa fundadora.