Histórico dos Seminários

“Mestre não é quem sempre ensina mas quem, de repente, aprende!”

A frase de Guimarães Rosa define o espírito que norteia nossos seminários.  Desde 1989 procuramos compartilhar nossas experiências pedagógicas a fim de aprender como se aprende e assim facilitar o processo de ensinagem que é, também, aprendizagem!

Segue uma viagem no tempo revendo alguns destes encontros, ricos em amizade e aprendizados!

1989 - Nosso primeiro Seminário!

Ainda bebendo na fonte da Antroposofia de Rudolf Steiner, nosso primeiro seminário procurou valorizar a importância dos temperamentos nas diferentes abordagens ao educando, reconhecendo nele um ser único e respeitando suas fases de desenvolvimento. O Teatro e a Música cumprem papel fundamental no processo  educativo. As diferentes inteligências podem ser reconhecidas e valorizadas através de oficinas complementares: tivemos educandos com dificuldades em Matemática mas que se destacavam em marcenaria! Foi o trampolim para elevar sua autoestima e fazê-lo  progredir também em Matemática!!

1992 - Prática e Teoria se confundem

A dança circular sempre esteve presente nas reuniões, no início das aulas, nos encontros  nas atividades festivas. Acalma e interioriza, harmoniza e focaliza a mente para melhores interações. Apresentamos possíveis abordagens lúdicas no ensino do Português e Matemática bem como a potência pedagógica dos trabalhos manuais. Uma viagem pelos mitos gregos  e como educar para a paz!

1993 - As primeiras letras

Este seminário foi dedicado aos anos iniciais e a alegria da descoberta do escrever e ler. Aprofundamos os conhecimentos teóricos e aplicações práticas

1994 - buscar um Título

Este seminário foi dedicado aos anos iniciais e a alegria da descoberta do escrever e ler. Aprofundamos os conhecimentos teóricos e aplicações práticas