Deixe seu depoimento aqui!

Formulário no fim da página. Sua opinião nos fortalece, gratidão!

35 Comments on “Depoimentos”

  1. jeane aparecida bertacini da silva

    Nossa, pelos comentários, pelo que a Márcia que trabalha aí e seus filhos estudam aí, pelo que a Aline mãe do Heitor me contam, esta é sem dúvida a escola ideal para as crianças desta época. Que precisam de asas e não de raízes para poderem se desenvolver naturalmente. Em breve iremos até aí para conhecê-la. Estamos ansiosos para ver e sentir o Pandavas em nós. Parabéns pelo trabalho de vocês!!!!

  2. Adaury Nogueira

    Conheci o Pandavas em 1994, ano em que me mudei com a família para Monteiro Lobato, a procura de uma vida mais tranquila e gostosa. Com dois filhos, a mais velha com 8 anos e o mais novo com 3 anos, procuramos essa escola por indicação de um amigo, para matriculá-los. A partir dai, com a convivência, o conhecimento e entendimento do seu trabalho, a escolha que em um primeiro momento havia sido por indicação, passou a ser por adoção. Com o passar do tempo a nossa admiração foi crescendo e também nosso envolvimento. Impossível não se envolver com aquele espírito de fraternidade, companheirismo, respeito pelo outro, e a preocupação em dar aquelas crianças uma formação de qualidade. Princípios que regem todas as atividades do Instituto Pandavas. Hoje posso afirmar que a passagem dos meus filhos por essa escola, agora o mais novo cursando Geografia e a mais velha já formada em Medicina Veterinária, foi fundamental na formação deles como pessoas. Sem a menor dúvida o Pandavas contribuiu, e muito, para que se tornassem pessoas boas, honestas e cidadãs responsáveis. Quando digo Pandavas estou me referindo a todos que lá trabalham ou trabalharam. Não arrisco a dizer nomes pois não vou lembrar de todos, mas com todos tenho uma grande dívida por terem contribuído na formação dos meus filhos. Pessoas que fazem a diferença, que dedicam a vida, alguns há mais de 30 anos, a um ideal, muitas vezes visto como utopia, mas provando que utopias são possíveis, quando se acredita e se trabalha para realiza-las. Hoje tenho o privilégio de fazer parte do Instituto Pandavas, embora não possa fazer um décimo do que deveria e nem um milésimo do que gostaria. Mas tenho esperança de um dia poder me dedicar muito mais a esse trabalho, em primeiro lugar pela dívida que tenho com essa escola, mas também por achar que todas as crianças devam ter a mesma oportunidade que os meus filhos tiveram, e por crer piamente que a EDUCAÇÃO é um dos pilares mais importantes para que tenhamos uma sociedade melhor, e com certeza o Pandavas trabalha e muito para isso.
    A essas pessoas o meu respeito, admiração e gratidão.

  3. Mayra Fernanda Corrêa da Silva

    Sou ex aluna do Pandavas, tenho muito orgulho de ter estudado nessa escola maravilhosa.Lá aprendi vários conhecimentos sobre natureza,animais, a importância que ela nós faz.
    E lá a gente não ficava em só em sala de aula aprendendo e sim no ar livre.
    Umas coisas que sempre admirei foi a educação, atenção, preocupação, e paciência que os professores dão para seus alunos.
    Só tenho que agradecer a vocês! Muito obrigada. Sempre estarão em meu coração

  4. Luara Vilela

    Bom, eu estudo nessa escola desde pequena e não quero sair… Acho que quando eu sair vai ser um grande susto… Pois ai eu vou perceber que o sonho acabou. Eu amo essa escola, e vou sempre amar. Ela é o meu ponto de equilíbrio. É sempre bom ter por perto pessoas que eu sei que posso contar. Isso é uma família que pra sempre vai ser eternizada em meu coração.

  5. Elaine Marques

    Sou suspeita para falar desta escola pois tive o privilegio de estudar e agora minha filha tambem pode desfrutar dessa maravilha. Amo essa escola e a todos que fazem um trabalho fantastico com as criancas.

  6. Adriana Teles

    Minha filha Elena chegou no Pandavas, acompanhamos o primeiro dia dela. Tive a a nitida sensação de estar soltando um passarinho preso de uma gaiola, Eu, Gilson e Gabriel tivemos a emoção de acompanhar a alegria dela. Ela já se encantou com a beleza do Instituto, já acha a comida da D. Lena a “melhor que ela comeu na vida”, acha a Diana linda, o Ed amigo dos bichos e professor de mato,e achou incrivel que a ” professora dela sabe dividir as coisas”, dividiu uma maçã com todos os alunos da classe……Obrigada Equipe do Pandavas, toda espectativa da minha filha foi respondida com uma frase dela….”mãe, realizei um sonho”…Eu não tenho palavras….Adriana

  7. Andréia Fernanda

    Falar dessa escola pra mim é como falar da minha vida. Foi a primeira escola que eu estudei e foi onde eu aprendi muita coisa. Foi onde eu enfrentei e superei todos os meus desafios. Essa escola me ajudou muito, os professores, principalmente os da Pré escola, A Olivia, a Chris, foram verdadeiras fadas madrinhas que apareceram em minha vida. A voces só devo agradecer, muito obrigado pelo que vocês fizeram por mim, e que sem dúvida o farão por outras crinças. Aqui vai o meu agradecimento a todos os membros dessa “casa” muito abençoada por Deus, continuem sempre assim, e que Deus ilumine vocês a cada dia que passa.

  8. ALEXANDRA TEODORA BATISTA

    Olá pessoal,conheci o instituto pandavas através do planeta vanguarda nossa amei de verdade,mesmo morando tão perto de Monteiro Lobato eu não conhecia esse lugar especial,pretendo matricular minha filha em 2013 na primeira série tenho certeza que ela vai adorar .PARABÉNS equipe pandavas

  9. Leonardo Almeida Penna de Souza

    Boa noite…bom o que posso dizer sobre um lugar como esse tão maravilhoso, difícil foi aceitar que não dava mais para continuar o ano seguinte com as pessoas especiais que ali conheci…grandes amigos que hoje já não tenho mais contato, mas mesmo assim nesse um ano que passei foi o suficiente para que formasse essas grandes amizades…bom posso falar sobre uma professora, ou melhor a unica pessoa que consegui fazer com que gostasse de literatura… Lélis você foi e sempre será a melhor professora que poderia ter tido, adorei participar do nosso teatro…Os saltimbancos…melhor quando apresentamos em SFX….rsrs adorei…quero muito voltar a escola para ver como ela esta…
    fiquem todos com Deus….

  10. Maria Eduarda Barreto Fernandes

    Eu amo esta escola demais. Queria nunca me separar dela.bjs para os alunos,e professoras desta escola maravilhosa.

  11. Marcelo Miguel

    Queridos Amigos da Pandavas,
    Aqui de Freiburg, na Alemanha mando um grande abraco pra voces.
    Que Saudades desse lugar ai.
    Muita fé para seguir esse sonho tao lindo.

  12. Bruno Olivieri

    Voltei ao Rio de Janeiro com a alma banhada em alegria. Sou grato pela arte me proporcionar encontros inesquecíveis. Aprendi muito com o trabalho de vocês no Instituto Pandavas. Escrevo para agradecer… Obrigado! Obrigado! Obrigado! Obrigado pela hospedagem, pelo trabalho, pela arte e por compartilhar com o mundo o amor de vocês. Vendo em vocês a mudança que vocês querem ver no mundo, começo a me perguntar… Quem sou eu e que mudança quero ver no mundo?
    Obrigado por ser exemplo, Obrigado por ser SER HUMANO.
    Que a luz de vocês brilhem na eternidade…
    Com amor,
    Bruno Olivieri

  13. Rodolfo Monteiro Renó

    Gostaria de agradecer muito a vcs, pois graças ao empenho das pessoas que aí trabalham, cheguei aonde estou hoje. Mais que conhecimento adquiri muitos amigos nessa escola, obrigado. Fui muito feliz nesse local.
    Um abraço a todos

  14. Frediano Augusto

    Bom,eu estudei 6 anos nessa maravilhosa escola…nao sabia dar muito valor,mas hoje vejo o quanto ela foi importante para mim! sempre queria sair logo,pq a mara era “muito”estressada,e algumas coisas a mais. mas quando foram chegando os dias d’eu me despedir d td,foi uma tristeza q só eu sei,pois iria ter q dx tds q la estavam,pessoas q eu sempre estavam ali para te ajudar no que vc precisasse,e nunca te negavam nada,e q pra sempre vou levar em meus pensamentos! hj sonho em ser professor,e quando eu me formar,se deus quiser vou dar aula la…um forte abraço a tds! ah, se precisar é so chamar! xD

  15. Daniel José Monteiro da Costa

    Agradeço pelos 8 anos que estudei nesta escola, para chegar onde estou hoje, um dos meus alicerces é o conhecimento passados por vocês. muito obrigado.

  16. Lucy Seiler Marsden

    estou mmmmmuuuuuuiiiiiitttttooooo feliz de estudar nessa escola maravilhosa !!!!!:-)

  17. PEDRO EUGENIO RAMOS

    ADOOOOOOOOOOOOOOOOOROOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!! esssssssssa ESCOOLA:)

  18. Adriana Teles Luz de Oliveira

    Já trabalhei no Pandavas, foram dois anos de aprendizagem de vida.Aprendi a ver meus erros e crescer com eles, a que nem todos pensam como vc, que amar dá certo, que o seu trabalho sempre tem valor….
    Não esqueço do pão da D. Lena, das broncas da Marisa, dos jogos de xadrez, que eu sempre apanhava, da beleza e arte da Dy, e da Mara, que quando crescer quero ser igual…Hoje meu sonho é “pequeno”, quero o Pandavas lá, com todos, para Elena e Gabriel, meus filhos, desfrutarem desse lugar, onde ensinar é uma arte…
    Obrigada a todos…Adriana Fono

  19. Luciana de Oliveira Dias

    Meu nome é Luciana, morei e estudei no Pandavas por um ano e meio.
    Amava aquele lugar, adorava as aulas de Português e Inglês com o Nilton, Matemática com o Marcelo era muito engraçado, a Márcia Issa ótima professora de Geografia.
    Nunca vou me esquecer deste lugar.
    Mara, me desculpe por ser falha.
    Primo, obrigada pela generosidade.
    Diana e Alex, ainda se lembram de mim???????????
    Ed. um abraço.
    E a todos que me ajudaram fica aqui meu agradecimento.
    bjs. a TODOS……….

  20. Taiguara Francisco

    Falta-me palavras para descrever a melhor época da minha vida,no qual, pude entender o sentido de educação e educar, muito além do significado do “conceder conteudo”.
    Aproveito a ocasião,para agradecer a todos as pessoas que tive o privilégio de ter contato, a todos que me mostraram o lado mais puro do ato de ensinar, a todos que me ensinaram a não temer ao dizer “me ensina” à vida.
    Por fim,todos os ensinamentos, fletem no que sou e no que consegui, me guiando por toda vida!
    muito obrigado a todos vocês!

  21. Ademir

    Essa escola é tudo para nós, alunos. Esse ensino é maravilhoso e os professores os nossos queridos professores são otimos , eles são tudo para nós , nós aprendemos muito com eles e são os que lutam para manter essa escola aberta, para nós praticamente eles são super herois e eu queria agradecer a todos os professores dessa escola um abraço para todos

  22. Geraldo de Souza

    Com imensa satisfação informo que por quatro meses, aproximadamente, prestei apoio profissional voluntário de advogado, durante a transição e instituição legal do Instituto Pandavas, ajudando na elaboração do Estatuto Social, participando da Assembléia Geral de Constituição do Instituto Pandavas em 08/11/2009, assinando o Estatuto Social, e sendo honrosamente aceito e elegido “Membro Administrativo Fundador” Fiquei encantado com a dedicação dos Diretores (sapientes benfeitores e mestres, dos Professores, grandiosos mestres, funcionários dedicados e esplêndidos alunos. Saí daí sem mesmo despedir de ninguém, pois, posso mesmo dizer, para não chorar muito, por não poder compartilhar mais, ou até ficar ai mesmo. Abraços de gratidão por tudo que me dispensaram.

  23. Esmirna Guimaraes

    amo essa escola,assim c/ tds os professores e funcionarios,acredito muito em td de bom q ensinarao a meus filhos,a consciencia ecologica,a pedagogia,a maneira c/ tratao os animais e seres humanos,posso dizer q meus filhos se tornarao melhores,nós nos tornamos melhores..só de pensar de perdemos td de bom q essa escola nos proporciona me deixa muito triste e impotente,gostaria de ter condiçoes financeira p/ ajudar,mas peço ao DEUS de milagres,q td pode,e sei q nada é impossivel,e td dará certo,terei o gosto de ver meus filhos se formarem,e de muitos outros q virao!!!nao desistiremos,força,fé e coragem!!!!

  24. Cida Bastos

    Comecei a estudar no CPCP desde a 2ª série. Cada professor deixou sua “marca” especial. com o Chico Medina fui capaz de fazer uma cadeira de balanço para boneca, não me pergunte como consegui, mas saiu uma cadeirinha muito linda! Com tudo o que passei e vivi no CPCP aprendi a ter dedicação pelo que faço, a ter zelo pelos estudos e a buscar meus ideais com muito afinco. Sempre quando demonstrava fraqueza ou falta de coragem para algo tinha um professor para me mostrar que eu era capaz de fazê-lo. O método de ensino, a capacitação dos professores e a determinação fazem do CPCP uma escola totalmente diferenciada das demais. Obrigada por tudo o que fizeram por mim!

  25. Iasmin Odara Fernandes Coelho

    Nem tenho palavras pra descrever os dois anos ESPETACULARES (e que passaram voando, diga-se de passagem) que estudei no Pandavas.
    Aprendi na escola em pouco tempo coisas que talvez nuca tivesse oportunidade de aprender, além de conhecer alunos e professores fantásticos que me fizeram ver que aprender está muito além de só tirar nota alta nas provas.
    Cada dia,cada aula, cada experência, cada festa e cada apresentação eram únicas e nos faziam sentir únicos também. A escola mostrou pra mim que cada pessoa é especial, não importa quem seja. Cada tem seu jeito de ver e de ajudar o mundo, e esse jeito é o que vale.
    Saudade de vocês, família Pandavas!
    Sempre que der tô aí, não consigo fugir!
    ^^

  26. Andreia Fernanda da Silva

    Falar dessa escola pra mim é como falar da minha vida. Foi a primeira escola que eu estudei e foi onde eu aprendi muita coisa. Foi onde eu enfrentei e superei todos os meus desafios. Essa escola me ajudou muito, os professores, principalmente os da Pré escola, A Olivia, a Chris, foram verdadeiras fadas madrinhas que apareceram em minha vida. A voces só devo agradecer, muito obrigado pelo que vocês fizeram por mim, e que sem dúvida o farão por outras crinças. Aqui vai o meu agradecimento a todos os membros dessa “casa” muito abençoada por Deus, continuem sempre assim, e que Deus ilumine vocês a cada dia que passa.

  27. Marco Maida

    Aprendi que é possível conviver com pessoas diferentes, com mentalidades diferentes e que o diálogo entre tendências muitas vezes opostas possibilita o surgimento do NOVO; a criação e seu criador, o divino!
    O Instituto Pandavas propõe este diálogo. Com seriedade e serenidade.
    Vamos em frente!

  28. Vanusa Rita mMonteiro de Lima

    Pandavas a escola que vai deixar sempre estorias para contar e saudades nos corações dos ex alunos espero que tudo melhore e que todos os alunos atuais aproveitem como eu , tornem pessoas maravilhosas e no futuro tenham como a melhor escola da vida. Espero contar coma colaboracao de todos que podem .

  29. Bartira Moura Rosa

    Pandavas…essa casa maravilhosa…
    Nem consigo pensar nesse lugar como uma escola…mas sim como uma casa mesmo !!!
    Casa que abriga corações…sentimentos…respeito…
    cultura e principalmente amor !
    Minha filha passou por lá…talvez por um tempo curto, mas suficiente para absorver coisas lindas e leva-las consigo pra sua vida !
    Aprendeu nessa casa a simplicidade e o respeito seja lá com quem for…o cuidado com a natureza…e tenho a certeza que se tornou uma adulta muito mais inteira devido ao que aprendeu lá.
    Agora, não só ela aprendeu e vivenciou coisas lindas !!!
    Nós…seus pais também tivemos essa oportunidade, e somos gratos por isso sempre !
    Deixo aqui um beijo de agradecimento .
    À benção Casa dos Pandavas !!!

  30. Juliana Boldrin

    ah pandavas…
    que escola…
    a Mara com suas broncas construtivas, Nilton com seu português perfeito, o Ed com todo seu amor a natureza, a Diana com o seu “stress”, o Alex com a sua musica e a geografia, quem nunca gostou de pegar uma goiabinha no pé?
    E as olimpiadas era engraçado por que eu nunca fui muito fã dos esportes mas era divertido.
    festas e mais festas,a festa junina não via a hora de fazer a minha lanterna, tem a festa das regiões onde eu aprendi um pouco mais sobre nosso pais.brinca de corre na grama. ficar a tarde para faze algo de diferente.é triste q o pandavas vai ate a oitava serie pq hoje eu queria ainda esta estudando lá, embora naum tenha dado o devido valor a esta escola.entretanto eu a amo.
    obrigada todos os ‘meus’ prof’s voces me tornaram uma pessoa muito melhor.

  31. Rafael Bertolini

    Bom, dizer que não tenho nada a dizer destes oito anos que passei da minha vida no CPCPandavas, seria uma injustiça com tudo oque já houve e bom nela… porém, descrever todas as minhas passagens e alegrias naquela escola, também se torna impossível ao passo que são tão abundantes, a ponto de não existir maneiras de descrevê-las em um simples relato. Obrigo-me a mencionar momentos de felicidade que passei com cada professora e professor, dos poucos, porem raros membros do corpo docente “pandavino”. Minha primeira lembrança, não poderia ser outra se não do meu primeiro teatro na vida, arranjado pela Lena, minha primeira professora no CPCPandavas, e logo, a pessoa que deu cor aos meus olhos, me ensinando a colorir. Em seguida, na terceira série, iniciei uma fase de constante conflito com minha estética, que não tinha o apoio da então brilhante professora Lelis, quem deu inicio ao meu gosto nada peculiar, por história. Foi com a Lilian, que na quarta série, aprendi a valorizar o verdadeiro ” eu”, com extensas conversas grupais e muita análise positivista. Quando rompi o primeiro ciclo, e caí de paraquedas no ginásio, aí sim, foi só alegria, varios professores, destes posso citar com muito orgulho, Nilton, Mara, Marcia, Eugênia, Diana, Edevaldo, Marcelão, Tuca, Iracy, Chicão e etc. E com esses, me pessam um livro para que possa descrever sem muitos detalhes tantas fases belas e acontecimentos no mínimo hilários, que no entanto, nem numa “bíblia”, poderiam ser descritas tamanhas façanhas e aprendizados que se na “odisseia” teriam sido imaginadas por Ulisses o pensador.

  32. Pâmela Fernanda de Souza

    Comecei a estudar no Centro Pedagógico Casa dos Pandavas na pré-escola. Gosto muito de lá, lá era uma escola onde todos se conheciam, onde estudar foi virando uma coisa menos cansativa. Aulas ao ar livre às vezes, aulas diferentes faziam os alunos se interessarem mais. Uma escola grande, sem diferenças sociais, com um bom ensino. Durante o tempo que estudei lá, tive muitos proveitos. Não só nas matérias, mas nas aulas extras também, que tínhamos, como se fossem pequenos cursos. Vários projetos um dos que participei e me lembro bem foi chamado de 3R (reduzir, reciclar e reaproveitar) que alias teve um ótimo resultado. Lá para mim foi e é uma ótima escola, que apesar das dificuldades que passou, sempre lutou e nunca pensou em desistir… Hoje sinto saudades de lá, da escola por si só, dos professores, dos amigos que ali conheci…

  33. Carolina Gladys

    Começo esta carta cheia de esperança e fé, espero com ela tocar corações e principalmente mobilizar ações. Venho contar minha história junto ao Centro Pedagógico Casa dos Pandavas (CPCP), escola de ensino fundamental, onde completei a primeira etapa de minha ainda curta trajetória, e que me projetou para a vida. Filha de professora da casa, tive o privilégio de desfrutar das atividades do CPCP já nos meus primeiros anos, e os anos que se seguiram me trouxeram esperiências e aprendizados inesquecíveis. Hoje sou escrevente autorizada do Cartório de Registro da cidade de São José dos Campos, deste Estado e estudante do 4 ano de Direito, e posso afirmar que todas as minhas conquistas e vitórias, só foram possíveis porque lá atrás me foi dado amorosa e gratuitamente os alicerces necessários para se formar um ser humano digno em toda extensão da palavra, pois a grande missão dessa entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais comprometidos, não se restringe a formação de alunos, o Pandavas forma caráter, molda consciência… É preciso olhar de perto para realmente ver e sentir o que falo, o amor que cerca os alunos, a dedicação de cada mestre na senda do bem, a consciência ecológica cultivada desde os primeiros anos, assim como os incansáveis exemplos de caridade e cooperação, vivenciados todos os dias por uma equipe iluminada… Qualidades tão raras, em tempos de mazelas, princípios tão sólidos em tempos de ilusão…É inaceitável e doloroso, ver um sonho, uma história de amor e doação tão sublime acabar assim, entre lágrimas e um latente sentimento de injustiça. Apelo a todos os empresários, redes de TV, e pessoas de boa fé, que não permitam o fim de uma escola que há trinta anos, transforma vidas e produz homens e mulheres de bem… Seria uma perda irreparável…
    Fico por aqui e espero ansiosa por um final feliz.
    Grata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.