Reduzir, Reaproveitar e, só por último, Reciclar!

Surgiu em 2006 motivado pelo Programa de Parceria Social, da Embraer, visando conscientizar nossos alunos e a população sobre a necessidade de preservar os recursos naturais, gerar menos lixo e conhecer os princípios de um consumo consciente e sustentável. Neste Projeto, foi construída uma oficina de reciclagem de papel que continua sendo usada em múltiplas funções: pedagógicas, práticas e de geração de renda.
Atualmente o Projeto 3R existe como Projeto Permanente para os sétimos anos, garantindo que todos os alunos, em sua caminhada pelo Instituto Pandavas, recebam esta formação, atuando como multiplicadores para seus familiares e adotem em suas vidas princípios importantes para a sobrevivência do planeta.

Passos

Pensar :

Primeiro realizamos com o grupo várias atividades de observação e reflexão sobre hábitos de consumo e sua relação com a produção de lixo.

Sentir:

A produção de lixo, seu acúmulo no planeta e os impactos gerados pela ganância do ser humano e sua responsabilidade pela extinção de fauna e flora.

Agir :

Inspirados pelos pensamentos de Gandhi, de simplicidade voluntária e de que “devemos ser a mudança que queremos ver no mundo”, partimos para a ação, pesquisando formas de diminuir nossa própria produção de lixo, criando formas inteligentes de reutilização daquilo que costumeiramente descartamos, colocando em jogo a criatividade e o bom gosto, tendo sempre o cuidado de não gerar mais lixo. Além disso pesquisamos formas de geração de energia, ficando responsáveis pelo acompanhamento do gasto de energia elétrica, água e do telefone da escola, elaborando gráficos que são apresentados aos colegas e professores. Fabricam os coletores de material reciclável com as respectivas cores, escadas e brinquedos de pneu, forro para teto de tetrapak, além da produção de papel reciclado, na oficina.

SAM_4791

Oficina de papel reciclado